Um tratamento eficaz no combate ao envelhecimento da pele é a luz pulsada. Ela diminui manchas, elimina vasinhos sanguíneos dilatados, melhora textura e firmeza. O tratamento é versátil, e pode ser feito em qualquer área da pele. A luz pulsada agrada a diversas faixas etárias, já que em quase todo tratamento anti-idade os objetivos são diminuir manchas, melhorar brilho e vida da pele, reduzir flacidez. É ótima opção de tratamento a partir dos 30 anos de idade.
O tratamento é feito com “disparos” com a ponteira do equipamento na pele do cliente. É comum que durante a sessão o paciente sinta uma queimação. Quando a sessão acaba, a pele fica levemente avermelhada e a pessoa sente um ardor, mas isso logo passa. Algumas horas depois surgem casquinhas escurecidas nos pontos de manchas de pele. Nessa fase, é importante proteger a pele usando filtro solar e evitando a exposição direta ao sol. Depois de uma semana as casquinhas somem e o efeito do tratamento já se faz sentir. Quando o objetivo é eliminar vasos dilatados, a pele fica avermelhada e inchada por um ou dois dias.
São necessárias algumas sessões para se chegar ao efeito final. É comum que uma mesma pessoa se submeta a três ou quatro aplicações de luz pulsada, com intervalo de três a quatro semanas entre cada. Como o tratamento causa leve desconforto, é recomendável usar cremes anestésicos antes de cada sessão.
Fonte: SILVA, J., B.; BARONIO, J; LACERDA, F.; BUENO, V. O efeito da luz intensa pulsada em manchas senis: um relato de caso.