É um antioxidante aliado na prevenção do envelhecimento, com capacidade de detoxificar os radicais livres.
Uso tópico:
Com base nos estudos científicos referente à aplicação tópica de cremes contendo uma porcentagem de vitamina C no seu conteúdo, sugere a eficácia do nutriente na proteção cutânea contra danos às células epiteliais.
Os resultados demonstraram que a vitamina protege a pele contra radicais livres formados por exposição solar repetitiva, podendo criar uma camada fotoprotetora na epiderme.
É importante salientar que a baixa porcentagem da vitamina C e um tempo relativamente curto de aplicações, quando se tratando de cuidados estéticos, se mostram eficientes aos cuidados da pele.
Uso oral:
A ingestão de vitamina C, um eficiente antioxidante encontrado em alimentos frescos, é interessante, pois evita o acúmulo de radicais livres no organismo, que são os principais causadores do envelhecimento.
Esta afirmação pôde ser confirmada em um estudo realizado nos Estados Unidos, sobre ingestão alimentar e envelhecimento da pele. Foi mostrado que mulheres com menor ingestão de alimentos ricos em vitamina C tinham a pele mais enrugada, seca e atrofiada, do que mulheres que tinham uma boa ingestão de alimentos com o nutriente.
Fontes: BARROS, C. M.; BOCK, P. M. Vitamina C na prevenção do envelhecimento cutâneo. Porto Alegre, 2012.
FOGAÇA, J. Composição e aplicações da Vitamina C. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/quimica/composicao-aplicacoes-vitamina-c.htm> Acesso em 24 de abril de 2015.
LEAL, I. Vitamina C tópica é grande aliada contra o envelhecimento facial; conheça seus benefícios. Disponível em: <http://mulher.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2012/09/25/vitamina-c-topica-e-grande-aliada-contra-o-envelhecimento-facial-conheca-seus-beneficios.htm> Acesso em 24 de abril de 2015.